sábado, 20 de fevereiro de 2010

Castelo de Versalhes: um dia na corte!

Passamos o dia hoje, ensolarado, diga-se de passagem, no Castelo de Versalhes. O local marcou o luxo e a ostentaçao da corte francesa e é uma poesia para os olhos dos milhoes de turistas que ali passam diariamente. Chega-se ali de trem, numa viagem muito rapida e agradavel.

Photo 2740

Quem assistiu ao filme Maria Antonieta pode entender melhor a historia deste que é o castelo mais visitado da Europa. Era nele que viviam Luis XVI e sua esposa, Maria Antonieta, quando foram presos e guilhotinados, durante a Revoluçao Francesa. Ele ja foi sede da Corte e do Governo da França e suas paredes guardam historias importantes, como a do Tratado de Versalhes – que pos fim à Primeira Guerra Mundial, e de ostentaçao, como festas recheadas de glamour que ali foram oferecidas.

Photo 2743

A sala dos espelhos é algo que impressiona e o guia de audio é essencial para acompanhar os detalhes de cada ambiente visitado.

Photo 2815

Impressiona tambem uma visita aos jardins do Palacio com canteiros geometricos, lagos e uma fazenda, construida a mando da rainha para que seus filhos crescessem com “espirito campestre”. é possivel visitar tambem o Grand Trianon, que era o Palacio de  Verao do Rei e o Petit Trianon, construido especialmente para a Rainha Maria Antonieta .

Photo 3068

Photo 2916

Photo 3013

Galeries Lafayette

P2020012

Todas as tendencias de moda das novas estaçoes dos maiores estilistas do mundo estao expostas, com cifroes bem altos, na Lafayette. O objetivo de ser uma vitrine de novidades ja vem desde a sua concepçao, em 1895. Cerca de 80 mil pessoas (isso mesmo) passam diariamente por ali, falando linguas do mundo inteiro.

Europa 156

O predio principal, dedicado às mulheres, é um capitulo à parte. A cupula neobizantina, com 33 metros de altura, com detalhes dourados (seguindo o padrao parisiense), faz deste centro de comercio um ponto turistico em Paris.

O conceito de compras em Paris, alias, difere em muito, do conceito americano de shopping fechado, cansativo. As galerias comerciais que ligam um quarteirao a outro, os passeios a ceu aberto, enfim, os detalhes artisticos presentes nas paredes e na decoraçao das lojas, fazem do ato de comprar um ato mais prazeroso (ao menos para a visao)do que as compras realizadas em shopping-centers convencionais. 

Europa 160

Estilistas consagrados expoem ali suas coleçoes e, mesmo as grifes que tem lojas exclusivas em Paris, nao perdem a chance de tambem estarem nos concorridos corredores da Lafayette.

Cosmeticos, bolsas, casacos, etc., os mais requintados produtos europeus, é ali que estao. Foi na Lafayette que flagramos uma parisiense fazendo compras com seu cachorro… Cena comum por aqui..

P2020013

A Lafayette tambem possui predios com vendas segmentadas para homens, casa, culinaria e ate para roupas alternativas (subsolo da principal).

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Nova York?

Photo 2697
Nao, Paris! Pegando o metro, no final da linha 1, voce se depara com os super arranha-ceus de Paris. Isso mesmo! A oeste da cidade fica a 'nova' Paris, no bairro chamado La Defense, que foge completamente do padrão de construções da cidade.
Alem dos predios modernosos, em 1989, por ocasiao das comemoraçoes dos 200 anos da Revoluçao Francesa, foi inaugurado o Grande Arco, de marmore branco e vidro, com 110 metros de altura. Do alto, e possivel avistar todo o eixo monumental de Paris alinhado: o Arco do Triunfo, a Champs-Elysées, o Obelisco e o Louvre.
Nos prédios, sedes de grandes empresas, executivos engravatados por todos lados e grandes shoppings centers ao redor de um belo espaço aberto, com praças, obras de arte, chafariz com águas dançantes e tudo mais.
Muito diferente da Paris 'tradicional' que conhecemos. Vale a pena o passeio, pra quem tem um pouco mais de tempo na cidade.
Photo 2688
Photo 2689


Carnaval!

Neste ano nao passamos o carnaval desfilando na Copa Lord, em Floripa, mas em Barcelona, na Espanha! E olha como encontramos o Mercado Publico, chamado La Boqueria: todos os vendedores fantasiados e muito colorido no mercado!
Photo 1998
Photo 2000
Photo 2043

A pedidos

 
Foto da Mona Lisa, dentro do Louvre! Coloco tambem a foto da Venus de Milo!
A proposito, recebo todos os dias muitas mensagens comentando do blog, mas por email! Nao sei se voces sabem, mas podem postar as mensagens no proprio blog: é so clicar em "comentários"!
Deixem la seus recados, dicas, sugestoes, perguntas, enfim, esta feito o convite: participem!
Grande beijo a todos voces!
Europa 309
Europa 303

Sephora, ai Sephora..

Como falei no post abaixo, delicia se perder nas lojas de cosmeticos.. E a Sephora é o templo dos perfumes e das maquiagens! Mas nao sao baratos. Mesmo assim é uma delicia ver os lançamentos mundias de perfumes franceses, de maquiagens, creminhos. Deem uma olhada no site da Sephora agora para ver do que estou falando…
A meu ver, o bom de comprar na Sephora sao os produtos extras, como alicates, escovas, esponjas, etc. Comprei por cerca de 4 euros um equipamento para tirar cuticula sozinha! Nao é como uma manicure, mas em situaçoes como esta da viagem, e muito útil!
Depois de olhar o site, durma sonhando com a Sephora! E olha que quem vai la e faz qualquer compra, ja ganha um cartao fidelidade para comprar pelo site com descontos! Ja tenho o meu!
Tem uma Sephora bem no meio da Champs-Elysées.
Europa 057

Creminhos, perfumes e afins!

Mulherada da minha vida, coisa boa entrar nas Parapharmacies  e ficar “apreciando” creminho por creminho, perfume por perfume, maquiagem por maquiagem… So as mulheres entendem o prazer que isso rende para nossa alma! Pois aqui em Paris temos o paraiso das melhores marcas mundiais na area de cosmeticos. E, é claro, marcas como Lancome, Clinique, Estée Lauder sao bem mais baratas que no Brasil, mas com a diferença do cambio, ainda assim sao caras. Compensa mais comprar no free-shop, em dolar.
Mas marcas muito apreciadas pelos dermatologistas brasileiros e que, segundo pessoas que moram em Paris, sao as que os dermatologistas daqui recomendam tambem em suas consultas, sao bem mais em conta que no Brasil, independente do cambio. ROC, Vicky, La Roche Posay, Avene, Biotherm e varias outras sao vendidas nas Parapharmacies, farmacias especializadas na area cosmetica, sejam cremes ou medicamentos.

P2020016
E a Parapharmacie mais barata de Paris é a Citypharm, na Rue do Four, em Saint Germain-de-Pres. Quem vier a Paris tem que dar uma passadinha la. Alem de ser mais barata, ainda tem tax-free, que e a devolução dos impostos locais, para determinada quantia gasta - a diferença chega a 17%. A segunda mais barata é a Parashop.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Galerie Vivienne

Datada de 1826, a Galerie Vivienne é uma passagem comercial entre as ruas Vivienne e Rue Des Petits Champs. Tipica da época em que o comercio se concentrava em uma rua. Mas, vejam bem, nao é apenas uma rua… O chao é de mosaico e o telhado de vidro. Tao charmosa como a cidade que a abriga.
Photo 2510


Atras do Louvre …

Quem caminha por tras do Louvre encontra, alem da loja que vende produtos do museu, o Antiguario do Louvre, um complexo de grandes antiguarios, com peças raras e lindas de se ver… apenas de se ver, porque os precinhos são assustadores!!!
Photo 2482
Photo 2491
Photo 2493

O Louvre

Photo 2477
O maior e mais visitado museu do mundo tem um charme todo especial. E nao so em suas galerias internas… Por fora ele é um espetaculo à parte e so uma voltinha na sua frente ja é um passeio em tanto. Ontem, com um dos raros dias abertos de sol (mas nao menos frio, que fique registrado), passeamos pelo Jardim das Tulherias, que liga o Louvre à Praça da Concordia e fomos até o museu.
Photo 2467
é dentro do Louvre que estao as famosas obras de Mona Lisa, Venus de Milo e Vitoria de Samotracia. Turista com pouco tempo visita as galerias em que elas estao, Mas com tempo (e uma semana ainda é pouco pra ver tudo) o ideal é observar as pinturas holandesas, as antiguidades egipcias e as esculturas gregas.
A famosa e polemica piramide que da acesso ao seu interior tambem é digna de uma foto para a posteridade!
Photo 2459

Bike

 

E ai, Tuto, vai encarar uma voltinha de bicicleta???

;-)

Photo 2334

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Carol e Luciola

Agora sim: as fotos com a Luciola e a Carol no bar de tapas em Barcelona! Hasta la vista, baby! ;-)

Photo 2407

Photo 2406

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Farofa em Paris!

Photo 1883
Olhem o Fabio farofando na praça mais chique de Paris! (A pessoa sai do Estreito, mas o Estreito nao sai dela!) A Place Vendome esta no Triangulo de Ouro, composto pela Avenida Montaigne, Georges V e Champs-Elysées. é la que estao situadas as joalherias mais caras de Paris, como a Cartier, e o famoso Hotel Ritz, de onde a Lady Di saiu para a morte. Como diria minha amiga Mariana Ortiga: deeeixa…

Final de semana

Passamos o final se semana em Barcelona, visitando duas amigas jornalistas: Luciola e Carolzinha! A primeira mora ha 10 anos na Espanha e esta indo embora para os Estados Unidos e a segunda morou dois anos na Irlanda e esta ha poucas semanas em Barcelona. Valeu cada minuto na terra natal de Gaudi!

As fotos comendo tapas e bebendo cava (muito local!)  com a Carol ainda nao baixei, mas amanha posto!

Photo 1913Photo 2103

Photo 2183

Photo 2311

Neve!

Na semana passada nevou muito em Paris. Nao é a melhor situaçao para 'bater perna' turisticamente, mas, em compensaçao, rende belas imagens na memória. A postagem vai pra Camilla, taurina das minhas, que acompanha o blog diariamente!
Photo 1772

Caminhando de casa ate a Champs-Elysées.
Photo 2337
Photo 2350
Photo 2358
Photo 2379


Notre-Dame

Quem visita o interior da Notre-Dame pode conferir as maquetes da igreja e os seus arcos goticos. Em 1793, no decorrer da Revoluçao Francesa, alguns elementos da catedral foram destruidos e muitos dos seus tesouros roubados. O espaço foi utilizado, vejam so, para servir de armazem de alimentos. Em 1871, com a curta ascenao da Comuna de Paris, a catedral torna-se novamente pano de fundo a turbulencias sociais e foi quase incendiada.

Photo 1625

Em 1831, Victor Hugo escreveu o romance Notre-Dame de Paris, o Corcunda de Notre-Dame, durante o espirito do romantismo. os acontecimentos sao passados na catedral durante a Idade Media, relatando a paixao de Quasimodo por uma cigana de nome Esmeralda.

Europa 336

Que mal!

A Casa de Victor Hugo, na Place des Vosges (fotos abaixo) esta fechada desde o dia 01 de fevereiro ate março e o Museo Picasso ate 2012. Vai ficar para a proxima!

Photo 1807

Photo 1800

Tendencias

E as tendencias em unhas??? Vejam estas expostas na vitrine de uma casa de manicure que, alias, todos os brasileiros que moram na Europa comentam, fazem a unha horrivelmente ruim, sem tirar a cuticula direito nem pintar como no Brasil.

Photo 1584

Chocolat

Para os amantes do chocolate, um post especial desta vitrine bem pr’oxima ao Molin Rouge!

Photo 1644

Bruuuu

Passando frio em frente a Sacré-Coeur so para admirar Nossa Paris (…)

Photo 1748

3D

Assistimos a um documentario em 3D sobre as  baleias, no cinema do Parque de La Villete, que fica dentro desta bola gigante da foto. A projeçao do cinema tambem é redonda e as baleias assim como todas as criaturas marinhas “passeavam” a um palmo de nossas cabeças. Muito bom! O nome do documentario é Géants des Profondeurs 3D, de Seans Philips.

Photo 1762

O Parque de La Villete possui uma grande programaçao cultural, alem da Cidade da Ciencia e da Industria.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dica

Quando estavamos visitando Orleans, almoçamos em uma rede chamada Flunch que tem preço de almoço bem em conta. Voce paga a carne que vai consumir e pode servir os acompanhamentos no buffet à vontade. Coisa rara por aqui …

No dia em que fomos no Museu de Arte Moderna, no Centre Pompidou, vimos um dos restaurantes da rede bem ao lado. deve ter mais espalhado por Paris.

Photo 317

Très Jolie!

 

Vista da cobertura do Centre Georges Pompidou (…)

Photo 1549

Quando for visitar o Museu de Arte Moderna, nao deixe de subir na cobertura. Tem um cafe e restaurante com uma vista fantastica e ainda é local de exposiçoes temporarias.