terça-feira, 23 de novembro de 2010

Notícias dos Bairros de Paris

celular 

Segundo o Observatório Havas / Ipsos / PagesJaunes, dos 5,4 milhões de usuários de internet móveis da França, 34% vivem em Ile-de-France. O estudo aponta que o tráfego móvel triplicou em uma ano naquele País, fazendo com que a internet móvel fosse responsável pelo salto de 0,5% em 2008 para 3% em 2010 do tráfego da internet global (utilizada somente na França). No final de 2009, 50% dos assinantes móveis franceses incluiram internet móvel ilimitada em seus aparelhos.

O interessante é que a Prefeitura de Paris aproveitou os dados extremamente positivos para lançar um projeto que envolveu todos os conselhos de bairro da cidade. Hoje, o morador pode baixar em seu smartphone um programa que o atualiza das notícias de seu bairro, dos telefones úteis e de emergências, além de dicas preciosas. "mob.mairie10.paris.fr" é o endereço e o morador de Paris deve inserir a URL do site no navegador do seu celular (e não na App Store, por exemplo). Segundo o site da Prefeitura de Paris, este serviço, por enquanto é restrito aos residentes da cidade.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Conversação em Paris

images (2)

Para quem vai morar por um tempo ou em definitivo em Paris e quer praticar o francês e de quebra fazer amigos e programas diferentes, a dica é  o Cercle de l'Arc International. Trata-se de uma associação de voluntários formada por, principalmente, parisienses aposentados que tem como objetivo proporcionar uma  espécie de “porta aberta”para a vivência e o conhecimento da cultura francesa, bem como o da língua. Seu slogan é "une Porte d'amitié ouverte aux Etrangers".

images (6)Por apenas 10 euros por ano (é esta mesmo a taxa anual!), você pode frequentar uma das seis mesas de conversação com um moderador nativo que irá corrigí-lo caso se expresse errado, explicar alguns termos e ainda estimulá-lo a conversar mais e mais. A sala de reuniões do grupo está localizada em um porão por detrás de St. Germain de Prés, 5, na rue de l'Abbaye, 6.

Alunos de todas as idades, nacionalidades e níveis de linguagem se unem com este grupo que existe desde 1957 e que também promove passeios por Paris, apresentações e viagens curtas de final de semana, numa espécie de imersão na cultura francesa.

O Cercle está aberto de segunda a sexta, das 14:00 às 19:00. Os alunos estão livres para ficar 20 minutos ou 3 horas. Não há compromissos fixos. Para mais informações tel: 01 45 44 45 66 ou e-mail arc.cercle.international @-internet.fr .

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Nova safra de Beaujolais

Às vésperas da Revolução Francesa, uma grande comemoração foi feita em Paris para anunciar a chegada do Beaujolais Nouveau. Isso porque no século 16 este vinho passou a ser comercializado fora de sua região, na Borgonha. Primeiro em Paris e, depois, em outras cidades francesas. A tradição se mantém, e todos os anos, na terceira quinta-feira de novembro, acontece o lançamento da nova safra de Beaujolais, que sempre é comemorada.

O Beaujolais é um vinho vinificado rapidamente, num processo de maceração carbônica. O Nouveau é o primeiro vinho da colheita. Produzido na região francesa da Borgonha, os primeiros escritos sobre ele, são de 956 e referem-se aos vinhedos de Brulliacus - hoje, Brouilly.

Na região de Beaujolais a única uva permitida é a uva gamay, com um estilo adequado para a casta, desde a colheita - que só pode ser manual, sem máquinas - até o processo de maceração e fermentação. As uvas são colocadas em cubas de alumínio, onde é retirado todo o oxigênio, gomos estouram e inicia a fermentação por vias naturais. Este processo, chamado de maturação carbônica, já é usado naquela região há mais de um século, e resulta em um vinho tinto mais leve que todos os outros, cheio de aroma, frutado, fresco, com ácidos viscosos e pouca presença de tanino, assim nasce o Beaujolais Noveau.

Os parisienses aderiram à moda de festejar o lançamento logo após a Segunda Guerra, e nos anos 1970 os japoneses e ingleses já estavam seduzidos pelo Beaujolais. Nos anos 1980, ele chegava à América, que também manteve a antiga tradição.

catorze anos, o Beaujolais Nouveau de Joseph Drouhin é considerado o grande vencedor de todas as degustações organizadas pela imprensa especializada no Brasil.

Ficha técnica:

Beaujolais Nouveau 2010

Produtor: Joseph Drouhin
País: França
Região: Bourgogne
Safra: 2010
Tipo: Tinto
Volume: 750 ml
Uva: Gamay 100%
Vinhedos: Vinhedos selecionados na região de Beaujolais.

Vinificação: Maceração carbônica.
Maturação: Não passa por madeira para manter o frescor aromático.
Temperatura de Serviço: 14 a 16ºC
Teor Alcoólico: 12,5%

Combinações: Embutidos e carnes leves.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Desconto aos turistas

Gente, copio abaixo uma dica dada pelo Conexão Paris sobre o¨détaxe¨, uma espécie de desconto dado aos turistas na França. Está bem explicadinho, por isso replico o texto na íntegra para facilitar a vida de quem pretende viajar  para a Cidade Luz.

¨A alfândega francesa lançou um novo procedimento para o recebimento do desconto dados aos turistas. Para os que não sabem, este desconto se chama détaxe. No momento da compra, em uma mesma loja e no mesmo dia, de mercadorias no valor superior a 175 euros, o vendedor fornece dois documentos que devem ser assinados por ele e  pelo comprador. No dia do embarque, o turista deve apresentar no guichê da alfândega do aeroporto as mercadorias compradas e os documentos.

A alfândega carimba os dois documentos e um deles o turista envia pelo correio ao vendedor.

Este ano, a alfândega instalou uma nova modalidade de recebimento da détaxe.


Na zona de embarque dos aeroportos Charles de Gaulle e Orly Sud, antes do check-in, você apresenta o código barra do documento descrito acima  ao leitor azul situado perto do guichê da alfândega.

Se seu documento for reconhecido -  tela azul – você faz o check-in e entra na zona internacional.

Se ele não for reconhecido – tela vermelha – você tem que se apresentar no guichê da alfândega para recuperar o valor.

Já na zona internacional, para os que tiveram o documento reconhecido, apresenta-lo de novo ao leitor vermelho situado após o controle da polícia.

Aqui também o documento pode ser reconhecido ou não.

Se ele for reconhecido o turista não precisa enviar o documento pelo correio ao vendedor e receberá seu desconto por cheque via correio ou crédito em conta bancária.

Mas se o documento não for reconhecido, a situação se complica muito. A partir deste momento, para recuperar o valor da détaxe, o turista deve enviar uma carta à alfândega francesa acompanhada de alguns documentos, entre eles um visto da alfândega brasileira referente a entrada da mercadoria no Brasil ou um atestado dado pelo consuldado da França.

Conclusão: melhor esquecer estas maquininhas infernais e passar pelo guichê da alfândega.

Maiores explicações no site da douane francesa. (http://www.douane.gouv.fr/page.asp?id=3482)

Obrigada Lina!