domingo, 27 de junho de 2010

Ainda em Montmartre …

Photo 650

Peço desculpas. Como sou APAIXONADA pela alegria deste bairro, mesmo no inverno, mesmo embaixo de neve, volta e meia publico algum detalhe dele. Pois não é que além da colorida e movimentada Place du Tertre, do Espaço Dalí (cujos moinhos de Montmatre influenciaram sobremaneira sua obra), da bela Sacré-Coeur e tudo o mais, o bairro ainda possui um vinhedo? Isso mesmo! Vinhedos em plena cidade de Paris. Ficam na esquina da Rue des Saules com a Rue Saint-Vincent. Pelo que li, hoje pertencem à Prefeitura e produzem vinhos parisienses.

vinhedo de montmatre

A pé, siga as setas que indicam o museu Montmartre até o topo da colina. Dê a volta por trás da colina, pela rue du Chevalier de la Barre, vá em direção ao Parc de la Turlure, descendo pela rue de la Bonne até a rue Saint-Vincent. É nesta rua que fica o Clos de Montmartre,  o vinhedo. Suas vinhas foram plantadas em 1933 e desde a primeira colheita acontecem festas para comemorar.  Todo o primeiro sábado de outubro a festa da colheita toma toda a rua. São cerca de duas mil vinhas formadas principalmente pela Gamay e a Pinot Noir, às quais se misturam com o que o vinicultor responsável pelo Clos chama de “variedades rústicas”.

Na outra esquina, olhando em frente, na Rue des Saules, fica o primeiro cabaré de Paris, o Au Lapin Agile que tinha como seus frequentadores ninguém menos que Picasso e Apolinaire. Delícia de Montmartre!

Au Lapin

Nenhum comentário:

Postar um comentário