segunda-feira, 28 de junho de 2010

Pain d´épices… hum…

Photo 707

Eu e o Fábio, sedentos por novidades, encontramos em Montmartre, na Rue des Abbesses, número 7, a Lion Père et Fils, que tem um gracioso jardim na frente. Esta loja, que existe desde 1895, comercializa sementes e vários quitutes feitos com grãos. Foi lá que provamos o pain d´épices, um biscoito feito de especiarias. Delicioso! O pain d´épices custou cinquenta centavos de euro a unidade. Os tradicionais doces franceses (da Provence), os calissons, também são encontrados ali.

calissons

Tem uma matéria bem interessante sobre os calissons na Revista França Brasil, escrita por Helena Kempf, que vale muito a leitura. O endereço é  http://www.conteudoeditora.com.br/franca_brasil/283_gastronomia.htm

Segue o lead da matéria:

“Um pequeno doce em forma de losango, mistura de açúcar, amêndoas e melão cristalizado sob uma base fina de hóstia, é uma das especialidades gastronômicas mais famosas da região da Provence, localizada no Sul da França. A origem do delicado calisson, uma iguaria francesa pouco conhecida em terras brasileiras – o produto é encontrado apenas no Empório Santa Maria, em São Paulo (www.emporiosantamaria.com.br), remonta ao século 17 e está estreitamente ligada à cidade de Aix-en-Provence, que, ainda hoje, produz o doce com a mesma receita original e de maneira totalmente artesanal por pequenos produtores locais.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário