Embarcamos no dia 27 e chegamos no dia 28 naquele que é o nosso destino dos sonhos. Uma breve visita em nosso apartamento em Florianopolis escancara essa nossa paixao e fixacao por Paris. Por isso nao preciso explicar o que significa para nos estar aqui!
Estive em Paris em 1998 em pleno verao acompanhada de uma prima e depois em 2006 com o Fabio em nossa lua de mel durante a agradavel primavera parisiense. E agora ca estamos em pleno inverno, com um frio de doer e com a experiencia de dois dias com neve, um espetaculo sem igual…ainda que nao seja uma neve constante e farta…
Bom, mas este blog é para contar nossas experiencias e curiosidades vividas por quem esta tentando imitar o dia-a-dia de um parisiense. Entao vamos la!
(desculpem a falta de acentos e a digitaçao errada… ainda estou criando intimidade com o teclado frances…)
Vamos começar pelos queijos…. em homenagem à minha homeopata, dra. Bianca, que me proibiu de comê-los na viagem e ainda teve a audacia de me dar uma soluçao: mastiga e joga fora! Bem… os queijos….
Os olhos do Fabio brilham ao encara-los em qualquer frommagerie, feira livre ou gôndola de supermercado por onde passamos… eles sao de tamanha variedade e preço baixo que da vontade de experimentar todos de uma so vez. Ja no primeiro dia nossa mini-geladeira ficou repleta deles. Imaginem que meio quilo de queijo brie, em um supermarché custou apenas 2 euros (!), o equivalente à menos de seis reais. Foi em uma dessas compras que levamos o melhor saboreado até agora… um queijo de cabra com alho e ervas sem igual… que fez nosso jantar silenciar... Segue a dica: Le Roulè Ail & Fines Herbes, comprado no Rians. Inesquecivel!
Nao posso esquecer de citar as baguetes também! Elas estao por toda parte em Paris. E sao carregadas ao ar livre. Quando vem em um saco de padaria, ele nunca cobre a baguete por inteiro. Caminhando pelas ruas, no verao, na primavera ou agora no inverno … la estao elas… saindo de uma bolsa feminina, nas maos de um executivo de terno, de um turista de all-star, de uma très chic senhora local… nas estaçoes de metro, nas pracas, no caminho de volta pra casa. E nos, todos os dias, passamos em ‘la boulangerie’ e pedimos: une baguette, s’il vous plâit!
E os vinhos??? Ah… os vinhos… o mais barato ainda assim ‘est très delicieux’! Ontem faltou para o jantar e todos os supermarchés estavam fechados por ser dimanche – domingo. Mas no samedi – sabado – acompanhamos uma senhora no supermercado comprando sete garrafas de vinho e alguns produtos de necessidade basica. Acreditamos que se tratava da compra da semana e que seria uma garrafa de vinho para cada dia. Ja pensou?
Ontem fizemos varios programas de domingo. Assistimos uma missa na Catedral de Notre-Dame em homenagem ao meu pai que estava de aniversario. A beleza desta igreja é algo impressionante. Foram dois séculos de trabalho de batalhoes de arquitetos e artesaos medievais apos o lancamento de sua pedra fundamental em 1163. Foi la que aconteceu a coroaçao de Napoleao Bonaparte em 1804 e o funeral de Charles de Gaulle (que nomeia o aeroporto internacional de Paris), em 1970, é la que esta a estatua da Virgem com o Menino Jesus, do século 14, que é conhecida como Notre-Dame de Paris, ou Nossa Senhora de Paris! Acompanhar uma missa com canto gregoriano, sendo finalizada com o gigantesco orgao que esta na foto postada nao tem preco! Essa foi pra ti, pai!
Outro passeio super!, como dizem aqui, foi ao mercado de pulgas, em Vanves, o Puces de Vanves. Com 380 bancas e especialidade de artigos do século 19, este mercado ao ar livre possui objetos de decoraçao, tecidos e peças de porcelana. Perto dali também tem uma feira ao ar livre de produtos alimenticios, com peixes, carnes, queijos, frutas, verduras, etc… Nas fotos, bonecas antigas da feira e o Fabio comprando queijos, frutas e verduras para nosso almoço. Compramos queijo de ovelha e de cabra.
Depois eu conto o resto do passeio de domingo e o começo da semana!
Deliciaaaaaaaaaaaaa! Amei o blog! Já sou seguidora diária! Vou adorar acompanhar, poder ver fotos, ler os exímios textos escritos por esta dupla, e de alguma maneira me sentir pertinhod e vcs!
ResponderExcluirBjs da amiga, cunhada, colega, irmã e principalmente fã de vcs!
É muito bom, mesmo de tão longe, estar viajando junto com vocês.
ResponderExcluirAs fotos e os textos fazem com que eu me sinta aí, em Paris.
Um beijo grande e continuem postando mais e mais fotos.
Xanda
Deu até água na boca esses queijos na geladeira kkk acho que vamos fazer igual a vovó: uma garrafa de vinho por dia!!! queremos tb acompanhá-los nessa viagem rosmântica, beijos Ana e Guto
ResponderExcluir