terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Bonjour!

Photo 286

Domingo fomos ao Musée d’Orsay, um dos museus que nao haviamos visitado ainda. Pegamos uma fila “congelante” e apos 40 minutos e 8 euros de entrada la estavamos nos naquele que foi construido originalmente para ser uma estacao de Photo 241trem no centro de Paris, uma estaçao Belle-èpoque.

Olha eu na fila a’i! No domingo que vem as filas serao maiores ainda pois todo primeiro domingo do mes a entrada nos museus de Paris sao gratuitas…

A ala central do museu esta ocupada por esculturas francesas de 1840 a 1874. Ha peças de Rodin e de Camille Claudel.Photo 249 Photo 248Photo 247   

Photo 251

As esculturas sao perfeitas e a ao lado me chamou muito a atençao. O nome dela é “O mundo”. Mas é no d’Orsay que estao expostas as obras dos impressionistas Monet e Manet, alem do realista Coubert e de outros mestres da pintura, como Renoir, Henri de Toulouse-Lautree, etc. Tem peças do pos-impressionismo tambem, por isso pode-se dizer que este museu faz a ponte entre as coleçoes do Louvre e as dos museus modernos e contemporaneos de Paris.Photo 275

Esse é o famoso auto-retrato de Van Gogh. Tem também a polemica pintura de GPhoto 272ustavo Coubert, de 1866 (pasmem!), intitulada “L’origine du monde”, que posto a foto ao lado. Do ultimo andar do museu é possivel observar o Rio Sena e o Louvre na outra margem. Tudo isso com a calefaçao do museu! Je suis très contente! Tambem nao posso deixar de citar sobre os super quadros, aqueles em que a gente observa e acha o pintor um genio a cada percepçao extra de um detalhe. Como pode pintar sobre tais proporçoes?

Em seguida posto as fotos dos super quadros! Outra dica boa do museu é a loja que possui na saîda com livros de arte a bons preços e réplicas (para quem gosta) das obras expostas no d’Orsay. Au revoir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário