sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Opera de (e em) Paris!

Como postei ontem, ao final do dia, retornando de nosso passeio por Monmartre, paramos sem grandes pretensoes na Opera Garnier . Haviamos lido que, pouco antes dos espetaculos iniciarem, eles vendiam os ingressos que nao haviam saido por preços mais acessiveis. E foi isso mesmo! 45 minutos antes do inicio eles abriram ingressos a valor de estudante para todos os que estavam na fila (e a fila ontem nao estava grande). Resultado: com calça jeans, tenis de turista, um sorriso largo incontrolavel no rosto, compramos dois ingressos para (pasmem) a categoria principal, na frente da orquestra e do palco!
Photo 756
Photo 773
E a sorte ainda estava por nos premiar mais. Com o toque da primeira encenaçao do espetaculo, chamado primeiro ato, a mocinha que acomodava as pessoas nos chamou para ir a quarta fileira em dois lugares cujos “proprietarios” nao haviam chego. Lugares ainda melhores que os da foto! Em dois segundos eu e o Fabio nos levantamos e ocupamos os privilegiados lugares que, no final do segundo ato, tivemos que desocupar. Era uma peça de opera chamada Idomeneo, definido como “dramma per musica en trois actes” , com a Orquestra e Maestro da Opera Nacional de Paris interpretando musicas de Amadeus Mozart e a encenaçao de atores do Teatro Alla Scala de Milao e do Teatro Real de Madri. Com inicio as 19hs, o espetaculo terminou pontualmente, conforme informado, as 22h45. O maestro era Alessandro Si Stefano e a orquestra se posicionava em frente e abaixo do palco.
Photo 777
Photo 764
Photo 780
Nao consigo descrever a apresentaçao, o cenario, as roupas, o clima do ambiente. Foi algo sensacional e, como ja havia lido em relatos de quem presenciou uma destas apresentaçoes: o tempo para.  Ao final de cada ato as pessoas se levantam e ocupam os ambientes da opera para tomar  champagne, vinho ou ate mesmo uma agua e retornam com o toque de iniciar. Havia um salao montado para um jantar pos apresentaçao que demosntrava o luxo do local. As fotos nao ficaram das melhores, mas da para ter uma noçao. A foto acima foi tirada ao final do espetaculo quando as pessoas se levantaram e ficaram cerca de 20 minutos aplaudindo calorosamente.
Photo 792





Photo 786
Photo 776
A Opera Garnier fo inaugurada em 1875 e influenciou teatros do mundo todo, como o Municipal de Sao Paulo e do Rio. Foi a inspiraçao do musical "O Fantasma da Opera". Seu teto foi pintado por Marc Chagall e o lustre de mais de 6 toneladas aceso em dia de espetaculo é, definitivamente, visao que nao se pode perder em visita a Paris. A mesma apresentacao acontece neste domingo  as 14:30h e na quarta as 19:30. A programacao completa esta no jornal da Opera, que eles entregam no proprio local, chamado EnScène!
Da varanda do local da para tirar excelente foto para a posteridade!
Photo 796

Nenhum comentário:

Postar um comentário