quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ela!

Eu ia deixar para escrever sobre Ela mais tarde, porem na saida do metro, antes de ontem, fomos surpreendidos pelo brilho ainda mais acentuado e festivo que todos os dias. No periodo noturno, de uma em uma hora, a Torre Eiffel brilha mais forte e as luzes piscam ao mesmo tempo. Um espetaculo indescritivel.

 

Photo 429

Photo 427

 Photo 411 Photo 420 

 

 

 

 

 

Photo 414

 

Photo 318

De onde moramos, é so descer na rua que ja a avistamos esplendorosa, unica, imponente, por entre os predios. Ela é um ponto de referencia nao so de localizaçao geografica na cidade como de que estamos no destino mais cobiçado do mundo, aquele que ronda nossos imaginarios desde a descoberta de que o mundo é maior do que o nosso bairro. Nao paramos de fotografa-la  e, de qualquer angulo, ela é majestosa igual.

Photo 011 Photo 035

  A Torre foi construida em 1889 para a Exposiçao Universal em comemoraçao ao centenario da Revoluçao Francesa. Com 324 metros de altura ela deveria ter sido um acrescimo temporario a paisagem de Paris, mas permaneceu. No inicio Gustave Eiffel,Photo 085 que a projetou, recebeu severas criticas. Quem a visita em seus andares consegue ver uma projeçao de cera do arquiteto. Photo 084Desta vez ainda nao subimos a torre, nem fomos na Place du Trocadero, de onde da para tirar a melhor foto da torre por inteira. Photo 105 

Curiosidades da Torre que peguei do guia: Possui 1665 degraus da base até o topo; nunca balança mais que 7cm; pesa 10100 toneladas; a pintura é feita de 7 em 7 anos e consome 50 toneladas de tinta; um maluco alfaiate parisiense em 1912 tentou voar da torre usando uma capa como asas. Adivinha? Teve o mesmo fim que o padre catarinense que tentou voar com baloes…

Vale lembrar que o ultimo andar sempre fecha uma hora antes do horario de visitas anunciado. escolher as escadas é a maneira mais barata de subir a Torre, porem é preciso coragem. Até o primeiro andar disponivel sao 345 degraus. Para o segundo andar sao mais 359 degraus. Ha elevadores com capacidade para 400 pessoas que levam os visitantes ao topo, chamado terceiro andar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário