domingo, 31 de janeiro de 2010

Chegamos!

Paris_Night

 

 

 

Embarcamos no dia 27 e chegamos no dia 28 naquele que é o nosso destino dos sonhos. Uma breve visita em nosso apartamento em Florianopolis escancara essa nossa paixao e fixacao por Paris. Por isso nao preciso explicar o que significa para nos estar aqui!

Photo 089Photo 103

Estive em Paris em 1998 em pleno verao acompanhada de uma prima e depois em 2006 com o Fabio em nossa lua de mel durante a agradavel primavera parisiense. E agora ca estamos em pleno inverno, com um frio de doer e com a experiencia de dois dias com neve, um espetaculo sem igual…ainda que nao seja uma neve constante e farta…

Photo 097

Bom, mas este blog é para contar nossas experiencias e curiosidades vividas por quem esta tentando imitar o dia-a-dia de um parisiense. Entao vamos la!

(desculpem a falta de acentos e a digitaçao errada… ainda estou criando intimidade com o teclado frances…)

 

Photo 039 Photo 040

Vamos começar pelos queijos…. em homenagem à minha homeopata, dra. Bianca, que me proibiu de comê-los na viagem e ainda teve a audacia de me dar uma soluçao: mastiga e joga fora! Bem… os queijos….

Os olhos do Fabio brilham ao encara-los em qualquer frommagerie, feira livre ou gôndola de supermercado por onde passamos… eles sao de tamanha variedade e preço baixo que da vontade de experimentar todos de uma so vez. Ja no primeiro dia nossa mini-geladeira ficou repleta deles. Imaginem que meio quilo de queijo brie, em um supermarché custou apenas 2 euros (!), o equivalente à menos de seis reais. Foi em uma dessas compras que levamos o melhor saboreado até agora… um queijo de cabra com alho e ervas sem igual… que fez nosso jantar silenciar... Segue a dica: Le Roulè Ail & Fines Herbes, comprado no Rians. Inesquecivel!

Photo 003

Nao posso esquecer de citar as baguetes também! Elas estao por toda parte em Paris. E sao carregadas ao ar livre. Quando vem em um saco de padaria, ele nunca cobre a baguete por inteiro. Caminhando pelas ruas, no verao, na primavera ou agora no inverno … la estao elas… saindo de uma bolsa feminina, nas maos de um executivo de terno, de um turista de all-star, de uma  très chic senhora local… nas estaçoes de metro,  nas pracas, no caminho de volta pra casa. E nos, todos os dias, passamos em ‘la boulangerie’ e pedimos: une baguette, s’il vous plâit!

 

Photo 108

 

E os vinhos??? Ah… os vinhos… o mais barato ainda assim ‘est très delicieux’! Ontem faltou para o jantar e todos os supermarchés estavam fechados por ser dimanche – domingo. Mas no samedi – sabado – acompanhamos uma senhora no supermercado comprando sete garrafas de vinho e alguns produtos de necessidade basica. Acreditamos que se tratava da compra da semana e que seria uma garrafa de vinho para cada dia. Ja pensou? 

Photo 203 Photo 218

 

Ontem fizemos varios programas de domingo. Assistimos uma missa na Catedral de Notre-Dame em homenagem ao meu pai que estava de aniversario. A beleza desta igreja é algo impressionante. Foram dois séculos de trabalho de batalhoes de arquitetos e artesaos medievais apos o lancamento de sua pedra fundamental em 1163. Foi la que aconteceu a coroaçao de Napoleao Bonaparte em 1804 e o funeral de Charles de Gaulle (que nomeia o aeroporto internacional de Paris), em 1970,  é la que esta a estatua da Virgem com o Menino Jesus, do século 14, que é conhecida como Notre-Dame de Paris, ou Nossa Senhora de Paris! Acompanhar uma missa com canto gregoriano, sendo finalizada com o gigantesco orgao que esta na foto postada nao tem preco! Essa foi pra ti, pai!

Photo 233 Photo 240

Outro passeio super!, como dizem aqui, foi ao mercado de pulgas, em Vanves, o Puces de Vanves. Com 380 bancas e especialidade de artigos do século 19, este mercado ao ar livre possui objetos de decoraçao, tecidos e peças de porcelana. Perto dali também tem uma feira ao ar livre de produtos alimenticios, com peixes, carnes, queijos, frutas, verduras, etc… Nas fotos, bonecas antigas da feira e o Fabio comprando queijos, frutas e verduras para nosso almoço. Compramos queijo de ovelha e de cabra.

Depois eu conto o resto do passeio de domingo e o começo da semana!

3 comentários:

  1. Deliciaaaaaaaaaaaaa! Amei o blog! Já sou seguidora diária! Vou adorar acompanhar, poder ver fotos, ler os exímios textos escritos por esta dupla, e de alguma maneira me sentir pertinhod e vcs!
    Bjs da amiga, cunhada, colega, irmã e principalmente fã de vcs!

    ResponderExcluir
  2. É muito bom, mesmo de tão longe, estar viajando junto com vocês.
    As fotos e os textos fazem com que eu me sinta aí, em Paris.
    Um beijo grande e continuem postando mais e mais fotos.
    Xanda

    ResponderExcluir
  3. Deu até água na boca esses queijos na geladeira kkk acho que vamos fazer igual a vovó: uma garrafa de vinho por dia!!! queremos tb acompanhá-los nessa viagem rosmântica, beijos Ana e Guto

    ResponderExcluir