quinta-feira, 2 de junho de 2011

Importante saber

aviao - passagem 

Caso a reserva de seu vôo esteja confirmada e ocorra atraso, saiba seus direitos:

1) dentro de um prazo máximo de quatro horas, a companhia aérea tem por obrigação  acomodá-lo em outro vôo, inclusive de outra companhia.

2) Se este prazo não for cumprido, a empresa escolhida deverá lhe proporcionar todas as facilidades, como refeições, telefonemas, transporte de e para o aeroporto, se for o caso.

3) Se você não aceitar essas facilidades, preferindo viajar em outra companhia, seu bilhete deverá ser endossado. E se você desistir e preferir o reembolso, também será possível.

4) O bilhete de passagem é a garantia do crédito que você tem. Por isso, se ele estiver dentro da validade, você será reembolsado com a quantia efetivamente paga e atualizada, com base na tarifa praticada na data do pedido de reembolso.

5) E se for bilhete internacional, o valor a ser devolvido será calculado com base na moeda estrangeira, ao câmbio do dia.

6) O prazo máximo para pagamento do reembolso é de 30 dias, contados a partir da data da solicitação do mesmo.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Torre Eiffel

TORRE-EIFFEL

Nunca subiu a Torre Eiffel?

Clicando no link abaixo você confere uma foto 360 graus do alto da Torre. Ainda têm as opções de se projetar embaixo da Torre, na Catedral Notre Dame ou observando a bela ponte Tournelle.

http://www.photojpl.com/paris-panorama-from-the-eiffel-tower/-/hvtd0MAopi/

terça-feira, 31 de maio de 2011

Antes de viajar

 

 

cartao credito

Existem algumas dicas básicas a serem observadas antes de uma viagem. É importante você anotar o número do seu cartão de crédito, tirar um xerox do seu passaporte e do seu seguro de saúde, enviar um email para si mesmo (em um email que possa ser acessado em qualquer lugar) com seus documentos escaneados, comprar cadeados para suas malas e verificar quais remédios você toma que precisam de um documento médico para serem transportados a outro país.

Em caso de perda de seu cartão de crédito, peça o cancelamento do mesmo o mais rápido possível e, em seguida, faça uma declaração numa delegacia de polícia. Mesmo os cartões com senhas no Brasil, muitas vezes passam sem solicitar senha na França.

Seguem alguns números de telefones locais para pedir o cancelamento:

Eurocard-Mastercard : 33 (0) 1 45 67 84 84 (www.eurocardmastercard.tm.fr)
Visa : 33 (0) 1 42 77 45 45 (www.carte-bleue.com)
Diner's Club : 33 (0) 1 47 62 75 75 (www.dinersclub.com)
American Express : 33 (0) 1 47 77 72 00 (www.americanexpress.fr)

terça-feira, 10 de maio de 2011

24 horas em Paris

 

images (9)

Gente, ando com saudade orgânica de Paris …

E ainda descobri esse vídeo no Youtube. Um tour de 24 belas horas em Paris, passando pelas ruas mais lindas… Nao deixem de conferir!

http://www.youtube.com/watch?v=RfDv5TTJ3Bc

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Para os apaixonados por Paris…

 

images (3)

Confiram no link abaixo o trailler do novo filme de Woody Allen.

Já dá pra ter uma idéia, não?

http://www.youtube.com/watch?v=atLg2wQQxvU

terça-feira, 26 de abril de 2011

DETALHES DE COMO FAZER A DÉTAXE

 

Vale a preciosa Dica do Conexão Paris de hoje!

DETALHES DE COMO FAZER A DÉTAXE

A leitora Renata B. deixou uma dica ótima nos comentários. Copio aqui a sua contribuição para o Conexão Paris.

A Louis Vuitton e outras lojas não descontam o detaxe na compra, é preciso recuperar o dinheiro depois.
Toda vez que você faz uma compra, eles te dão o formulário do détaxe juntamente com o envelope que você irá usar no aeroporto para colocar as notas no correio. Nas compras que fiz, recebi 2 tipos de envelopes diferentes (Global Blue ou Premier Tax). Resolvi ler os envelopes e vi que havia escritórios parceiros que devolviam o dinheiro em Paris mesmo. Escolhi os endereços na Champs Elysees, pois eram próximos do meu hotel e fui checar. Foi a melhor coisa que fiz. Na verdade, são casas de câmbio que são parceiras do Global Refund. Eles cobram uma pequena comissão, mas te devolvem o dinheiro na hora! Sem filas ou burocracias! Só é preciso mostrar o passaporte e o cartão de crédito.
Resumo: Fazia as compras e já gastava o dinheiro devolvido!! rsrsrs
É preciso dizer nas lojas que você quer a devolução em dinheiro. Mesmo assim, você deve carimbar os formulários no aeroporto e colocar os envelopes no correio. Se  optou pela devolução em dinheiro, são duas filas no aeroporto. A primeira, onde eles (teoricamente) olham as mercadorias e carimbam os formulários e outra para pegar o dinheiro. Como eu já havia restituido tudo em Paris, só tive que ficar na primeira. Detalhe: as duas estavam IMENSAS. Conversando com outros brasileiros na fila, percebi que ninguém conhece esse procedimento e morreram de invejam de mim.
Espero ter contribuido um pouco com o blog que tanto me ajudou!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Champs Elysées

 

images (6)

 

Para chegar na rua mais famosa de Paris é bem fácil. De onde estiver, pegue o metrô (linha 1) e desça na estação Charles de Gaulle Etoile. Ao subir as escadarias da estação você vai logo se deparar com o imponente Arco do Triunfo. Não deixe de subir até o seu topo  para apreciar as avenidas principais de Paris se encontrando planejadamente na Place Charles de Gaulle. Uma das avenidas é a Foch, considerada o metro quadrado mais caro da Cidade Luz, que abriga os lares de muitos milionários de Paris.

Caminhando pelos quatro quilômetros da Avenida Champs Elysées você pode conferir dezenas de lojas, restaurantes, galerias e uma das casas de shows mais famosas da cidade - juntamente com o Moulin Rouge – chamada Lido. Sotaque do mundo inteiro integra o som ambiente desta avenida, que lança tendências para todos os continentes.

Depois de atravessar o largo conhecido como Rond Point você passa a caminhar por um agradável jardim e, ao atravessar a rua  em direção à estação do metrô Champs Elysées – Clemenceau,  irá se admirar com beleza dos prédios do Grand Palais e Petit Palais, sempre com ótimas exposições e já na beira do Rio Sena .

 

Grand Palais grand_palais

terça-feira, 19 de abril de 2011

Mala Pronta no Iphone

iphone

Aliás, este é mais um aplicativo utilitário para os viajantes detentores de Iphone. O MalaPronta.com, quando baixado no seu aparelho, filtra hotéis brasileiros por cidades, através de sua escolha pelo bairro que deseja se hospedar, categoria do hotel (turístico, superior ou luxo) e pelos valores das diárias. Escolhido o hotel, o aplicativo ainda mostra fotos, serviços oferecidos, quantas estrelas possui e uma média de pontos atribuídos pelos hóspedes que deixaram depoimentos, além do endereço com os contatos de telefone e email. Assim fica fácil escolher!

De Mala Pronta!

 

mala pronta estilo

O portal MalaPronta.com pode ser acessado por qualquer computador para verificar hospedagens no mundo inteiro, com informações preciosas e promoções valiosas. No dia em que acessei, por exemplo, havia uma promoção de hotéis em Paris, como o Hotel Monna Lisa Champ Elysées, por, pasmem, Us$ 27,00 a diária. Localizado a apenas 200 metros da avenida mais famosa da capital da França, este hotel é de design, com seus 22 quartos modernos, climatizados, com TV tela plana, banheiro privativo e acesso gratuito de Wi-Fi. Sentiu a pechincha?

terça-feira, 5 de abril de 2011

Provence

campo_de_lavanda

Para quem sonha em planejar uma viagem para o interior da França, mais precisamente para a região da Provence, a hora propícia é agora. Isso porque as lavandas típicas das paisagens desta região florescem justamente no mês de junho a agosto. Aix-En-Provence, a cidade do pintor Paul Cézanne, pode ser um excelente ponto de partida para as demais cidadezinhas provençais. Aliás, seguir os passos do pintor impressionista é uma inspiradora maneira de conhecer a cidade, que foi fundada no século 4 antes de Cristo, pelos romanos .

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Provence II

lavanda

Na rota de Cézanne, em Aix-en-Provence, cidade onde o pintor nasceu, é possível passar pelo seu último atêlier, com objetos pessoais e de trabalho expostos e até o pote de azeitona que ele retratava em suas naturezas mortas. Depois dá para visitar o Café Des Deux Garçons, onde o pintor impressionista encontrava seus amigos. Ou ainda, degustar o menu Cézanne no Restaurante Le Passage, que inclui filés de sardinha em escabeche sobre bruschetta de tomates frescos, carne de touro e crumble. No Le Passage também funciona uma escola de gastronomia, uma livraria e uma loja de vinhos.

Para apreciar as obras do artista, a pedida é uma parada no Museu Granet, que reúne as nove telas de Cézanne em Aix-en-Provence, entre elas, a famosa Les Baigneuses, pintada em 1895. Para se hospedar no espírito da rota do pintor, há duas opções. O Hotel-butique Cézanne e o Grand Hotel Nêgre Coste, vizinho de onde morou a mãe do pintor, em um prédio do século 18 com simpáticas floreiras nas janelas e mobília de época.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Dica do Conexão Paris!

RESTAURANTE DA MAISON DE L’AMERIQUE LATINE

No final do inverno  as listas dos restaurantes com terraço fazem sucesso. Absolutamente todos  sonham com espaços abertos, jardins e parasol.

O restaurante da Maison de l’Amerique Latine é um dos endereços obrigatórios destas listas. Uma pequena explicação sobre o lugar. A Maison foi criada em 1946 e tem por objetivo desenvolver as relações entre a França e os países latino americanos. Ela está  instalada em elegante mansão do boulevard Saint Germain. O restaurante ocupa alguns salões deste hotel particulier e, nos meses quentes, se espalha pelo jardim. Endereço conhecido dos parisienses e fora dos circuitos turísticos habituais.

Além do charme do jardim, a qualidade da cozinha e os preços fazem deste endereço uma grande dica. No almoço o restaurante oferece um menu por 37 euros com entrada ( tartare de salmão com houmousde abobrinha), prato ( costeletas de porco caramelizadas com especiarias tailandesas ) e sobremesa (glacé de coco com coulis de abacaxi ).

O restaurante está aberto somente de segunda  sexta. Do dia 1 de maio até 30 de setembro o restaurante fica aberto na almoço e no jantar. Do dia 1 de outubro até 30 de abril somente no almoço. Reservas no telefone 01 49 54 75 10.  Endereço 217 boulevard Saint Germain 75007 Paris. Metro Rue du Bac ou Solférino.

 

*O texto e a dica foram publicados no Conexão Paris, da Lina, que conhece Paris como ninguém e nos proporciona um contato diário com a cidade. Não deixe de conferir!

terça-feira, 22 de março de 2011

Nougatine

IMG_6341 

Há meses publiquei sobre os chefs franceses que estão fazendo sucesso em NY e, um deles, é Jean-Georges. Na última viagem a Nova York almoçamos no Nougatine, um dos seus restaurantes com o novo conceito de democratização da alta gastronomia. Com menus fixos e altamente convidativos, nossa experiência foi muito positiva.

IMG_6330

O restaurante fica na entrada do restaurante principal do chef, dentro do Edifício Trump, na ponta do Central Park. E a vista é exatamente a do maior parque verde planejado de NY através de uma parede envidraçada. As entradas de saladas já validaram o menu fixo de 31 dólares que pagamos pela entrada + prato quente + sobremesa. Isso que eu nem sonhava com o bolinho de chocolate que estava por vir… A salada com camarão que o Fabio pediu tinha camarões grandes e suculentos.

IMG_6322

Nossos peixes foram cozinhados perfeitamente em um caldo aromático e saboroso. O bolinho de chocolate com sorvete de fava de baunilha… my God… estava delicioso. O bolo quente possuia uma textura perfeita que contrastava com o gelado cremoso do sorvete.  Mais uma experiência boa em NY!

IMG_6335

IMG_6325

IMG_6337

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ainda sobre Alain Ducasse

Alain-Ducasse-

Ontem citei o livro de Alain Ducasse, um dos únicos chefs do mundo que exibe a invejável marca de seis estrelas  do Guia Michelin, considerada a bíblia francesa da gastronomia. Seu império já conta com pelo menos 15 restaurantes, dois hotéis e uma boulangerie, além de 12 livros publicados.

Ducasse dedica um dos capítulos de seu livro ao azeite, que eu replico aqui para vocês, concordando com cada letra e feliz de uma descrição tão perfeita do que representa o azeite na gastronomia.

“Meu mais belo utensílio culinário é o azeite. É a assinatura da minha cozinha. Azeite transcendente e soberano: se tivesse que resumir minha cozinha em um só sabor, seria o sabor sutil e perfumado do azeite extravirgem. Existem dezenas e dezenas de azeites diferentes e cada um possui sua própria personalidade. Como um vinho, cada azeite revela um sabor que vem da natureza, da singularidade de um terroir, com seus grand crus e suas safras excepcionais.

azeite de oliva

azeite de oliva2

Exitem azeites doces e azeites de sabor acentuado, delicados, ardentes, picantes, amargos, açucarados e frutados. Com sabor de amêndoas, de feno, de maçã, de alcachofra, de mato cortado, ou cítricos. Verde profundo ou dourado, límpido ou ligeiramente turvo, cor de jade ou de sol. Cada um tem seu uso, sua destinação. Eu o utilizo na versão doce, por exemplo, para dourar ou fritar. Na versão frutada, é para mim bem mais do que um simples tempero. É um condimento com valor próprio: algumas gotas sobre uma  sopa ou misturado a um sumo, um fio sobre legumes ou espalhado sobre um queijo fresco.

O azeite é um continente que visitamos com paixão e curiosidade, traçando os limites de uma geografia do paladar que temos vontade de conhecer cada vez mais, de compreender as afinidades entre os sabores, em função das saladas frescas ou das anchovas marinadas, dos legumes frescos crus, ou de uma pissaladière, cujas cebolas ele faz brilhar!”

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Pequenas porções

 

IMG 197

Durante a festa de reveillon da qual participamos, eu e o Fábio, me vi observando o prato principal, uma farta paella de frutos do mar, e pensando: como são diferentes nossos hábitos alimentares dos franceses. Para nós, brasileiros, mesa de qualidade é mesa farta, com comida acima do que pode ser consumida, para “não faltar” em hipótese alguma. Já os franceses prezam pela qualidade do alimento em si e do sabor, em especial. Eles comem de tudo, mas em pequenas porções, artisticamente dispostas nos pratos, para serem comidas primeiramente “com os olhos”.

Não é à toa que a orelha do livro “Ducasse de A a Z – Um dicionário amoroso da cozinha francesa”, escrito por um dos cozinheiros franceses mais conhecidos e bem-sucedidos da França , Alain Ducasse, explica que “mais do que listar ingredientes e descrever o modo de preparo dos pratos, ele optou por revelar a alma dos alimentos”. Olhem que coisa linda! A “alma” dos alimentos…

E continua: “Sim, porque os temperos, as verduras, as frutas e os animais têm uma história, uma personalidade, que muitas vezes precisa ser domada para que dele se possa obter o máximo de sabor”.

A gastronomia na França é tida como arte. A mistura de ingredientes, de sabores, de cores, é poesia. Para eles a quantidade não importa, mas sim o prazer da degustação do que é saboroso e belo ao mesmo tempo. Não dá para encerrar uma refeição com o estômago dilatado de tanto comer. Não dá para desperdiçar alimentos, pois eles são muito especiais para os franceses. E por isso eles, apesar de terem na gastronomia seu principal prazer, mesmo assim não são obesos como os americanos…

Algo a se refletir!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Nova Smartbox Degustação

nova caixa degustação smartbox

Gente, olha a dica maravilhosa de presente, que já é febre na França: Smartbox Degustação. São caixas de vale-experiência que, por R$ 65,00, oferecem mais de 90 degustações, para duas pessoas, nos principais estados brasileiros.  Entre as possibilidades de degustações estão os cafés da Nespresso, as cervejas da Devassa, os chocolates da Vila Chocolat, os vinhos da Grand Cru, entre outros.

Esta é a terceira coleção de caixas no Brasil. Além da renovação das caixas já existentes, que se dividem por temas como Sem Limite, Aventura, Escapada Pitoresca, Zen & Spa, Beleza, Extrema, Cozinhas do Mundo e Hotéis de Requinte, a grande novidade desta coleção é justamente a caixa Degustação.

A Smartbox funciona da seguinte forma: cada caixa oferece mais de 60 opções de atividades, para uma ou duas pessoas, de acordo com o tema. A caixa traz um catálogo com detalhes e contatos de cada uma das atividades, para que a pessoa possa escolher uma atividade, entre as que mais lhe agrada, e agendar a data desejada para realização da experiência. Além do catálogo, existem mais opções no site www.smartbox.com/br , que ainda pode conter um mimo de cada local para os presenteados. Por vezes um vinho,  uma massagem, um desconto para retornar, etc.

 

nova caixa escapada pitorescaA Smartbox pode ser encontrada em mais de 100 pontos de vendas, nos principais estados brasileiros, em lojas como Fnac, Laselva, livrarias Leitura, Sam’s Club, Livrarias Curitiba e Livrarias Nobel.  O principal canal de vendas é o varejo e os principais pontos de vendas são Fnac, Printemps, Virgin, Galeries Lafayete, Borders, entre outros.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

La Fondue du Roy

UX ANYSETIERS DU rOY

Uma loja deliciosa para os olhos e para o estômago. Uma atendente simpática, agradável e sorridente, fazendo contraponto ao humor (falta de) dos parienses. Uma experiência imperdível na sua próxima visita a Paris. 

Indicada pelo Le Fígaro, é a única loja na França que oferece 64 combinações de chocolate derretido e tem a praticidade de ser preparado posteriormente em casa no microondas. As combinações são as mais interessantes possíveis: leite de ágata, sal do mar, canela… Além das tradicionais – e nem por isso menos maravilhosas – preto, branco, 70% de cacau.

Os potinhos em que elas vem – de porcelana – são um capítulo à parte. São tão fofos que depois servem de decoração para a casa. É claro que eu e o Fábio trouxemos um que, aliás, ainda está aguardando um momento super especial para ser degustado.

Na loja, a mocinha simpática oferece degustação dos foundies para serem escolhidos com mais propriedade de acordo com o gosto do cliente. Um pote para  3 ou 4 pessoas custa cerca de 11 euros. A Aux Anysetiers du Roy fica no número 45 do Boulevard Saint Germain, quase na esquina com a Rue Monge.  Metrô: Maubert-Mutualité

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Le Petit Nicolas

120x160 prev tab def:Mise en page 1

Vi e indico: o filme francês Le Petit Nicolas. Um clássico com crianças, assim como o argentino Valetin. Dei boas risadas acompanhando as histórias de Nicolas e sua turma da escola, sempre pela perspectiva das crianças. Os créditos iniciais do filme já são maravilhosos com desenhos e mostra o que está por vir no filme que é todo baseado nos livrinhos infantis criados por René Goscinny e Jean- Jacques Sempré em 1956, “O Pequeno Nicolau” (Le Petit Nicolas, França, 2010/Imovision). Um cinema inocente para revivermos personagens conhecidos de nossa infância. “Bora”assistir!

Dentre- le-petit-nicolas02 .

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

De Paris Em Paris

a viagem certa

O nome dela é Claudia Kronka Gazel  e ela atualmente mora em Paris. Descobri o seu blog por acaso e indico aqui no bloguinho para os leitores queridos: http://aviagemcerta.com.br.

Lá você encontra dicas de roteiros por categoria: Aventuras, Vinhos, Gastronômicos, Histórico, Praia, Religioso, Resorts e Romântico. Também há o link Destinos, no qual Paris ganha destaque com dicas de onde Comer, Passear, Dormir e Comprar. Não deixe de conferir! Au revoir!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A bolsa dos sonhos

longchamp2

Quem já viajou comigo vai rir com este post, mas é a mais pura verdade! Durante muito tempo esta foi a “bolsa dos sonhos”, desejada intensamente por mim. Nao foram poucas as vezes em que a namorei de longe. Meus olhos brilhavam ao encontrá-la nos metrôs, nas ruas, nos museus e eu me desconcetrava imediatamente do que estava fazendo naquele momento só para admirá-la. Ela é de uma beleza clássica sem tamanho. Ela é chique, prática, um luxo!

longchamp__19735

Pois na última viagem a Paris pesquisei mais sobre ela para efetivamente realizar meu sonho. Trata-se da tradicional bolsa francesa da marca Longchamp. Inspirada em sacos esportivos informais, a marca desenvolveu uma bolsa clássica em nylon com detalhes em couro. O detalhe é que ela é super prática pois pode ser fechada até virar do tamanho de um envelope, podendo ser carregada na mala para uma viagem sem ocupar muito espaço!

Longchamp (1)

Há modelos Longchamp para todos os gostos, porém o que mais gosto – e as francesas também! – é o da linha Le Pliage. É incrível como as francesas desfilam em todas as esquinas, com os mais variados modelitos de roupas, suas bolsas Longchamp. Mais do que charmosas, as francesas merecem nossa atençao quando o assunto é moda.