Passamos o dia hoje, ensolarado, diga-se de passagem, no Castelo de Versalhes. O local marcou o luxo e a ostentaçao da corte francesa e é uma poesia para os olhos dos milhoes de turistas que ali passam diariamente. Chega-se ali de trem, numa viagem muito rapida e agradavel.
Quem assistiu ao filme Maria Antonieta pode entender melhor a historia deste que é o castelo mais visitado da Europa. Era nele que viviam Luis XVI e sua esposa, Maria Antonieta, quando foram presos e guilhotinados, durante a Revoluçao Francesa. Ele ja foi sede da Corte e do Governo da França e suas paredes guardam historias importantes, como a do Tratado de Versalhes – que pos fim à Primeira Guerra Mundial, e de ostentaçao, como festas recheadas de glamour que ali foram oferecidas.
A sala dos espelhos é algo que impressiona e o guia de audio é essencial para acompanhar os detalhes de cada ambiente visitado.
Impressiona tambem uma visita aos jardins do Palacio com canteiros geometricos, lagos e uma fazenda, construida a mando da rainha para que seus filhos crescessem com “espirito campestre”. é possivel visitar tambem o Grand Trianon, que era o Palacio de Verao do Rei e o Petit Trianon, construido especialmente para a Rainha Maria Antonieta .