domingo, 1 de agosto de 2010

Uma jornada pelo cinema francês

 

a bela e a fera

O cinema francês é considerado hoje o mais dinâmico da Europa. A produção cinematográfica francesa sempre se destaca pelo grande número de espectadores, de arrecadação e de títulos produzidos. Só com o clássico, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), foi arrecadado cerca de 23 milhões de euros, em um ano. A Aliança Francesa de Florianópolis, em parceria com a Fundação Cultural Badesc,  apresentam neste mês de agosto cinco filmes de diferentes épocas, estilos, locais e diretores. Será uma viagem pelas produções mais diversas do cinema francófono. Desde o contemporâneo O primeiro a chegar (2007) até o clássico A Bela e a Fera (1946).

Esta jornada pelo cinema francês passará por uma grande metrópole francesa, como em A oficina de Deus da diretora Claire Simon, e também por um campo de refugiados no nordeste africano, no longa Heremakono - Esperando a Felicidade (2002).

Heremakono

As exibições ocorrem a partir das 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. Sempre às segundas feiras. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846

Programação:

Dia 02/08

O Primeiro a chegar (Le premier venu)

De Jacques Doillon, 2007, França e Bélgica, 123min. Com Clémentine Beaugrand, Gérald Thomassin e Guillaume Saurrel. 14 anos.

Camille tem 20 anos e sente que sua vida não tem a intensidade que deseja. Ela tenta achar-se em algum lugar ou alguém. Após algumas situações violentas, ela liga-se a um vagabundo, achando que salvá-lo pode trazer algum sentido à sua vida. ]

o primeiro a chegar

Dia 09/08

As oficinas de Deus (Les bureaux de Dieu)

De Claire Simon, 2007, França, 122min. Com Anne Alvaro, Nathalie Baye e Michel Boujenah. 14 anos.

Três conselheiras de um Centro de Planejamento Familiar ouvem moças e mulheres que anseiam por liberdade sexual e procuram informações sobre métodos contraceptivos e aborto. Neste lugar, elas convivem, riem e choram com as histórias de vida dessas mulheres.

Dia 16/08

A Bela e a Fera (La Belle et la Bête)

De Jean Cocteau, 1946, França, 93min. Com Jean Marais, Josette Day e Marcel André.

Baseado em um conto de fadas francês, conta a história de Belle, uma das três filhas de um mercador, que se perde na floresta e é acolhido por uma fera. Ao apanhar uma rosa do jardim da fera, ele é obrigado a entregar uma de suas filhas ao monstro e é justamente Belle quem se oferece para o sacrifício.

Dia 23/08

Heremakono - Esperando a Felicidade (Heremakono - En Attendant Le Bonheur)

De Abderrahmane Sissako, 2002, França, 95min. Com Fatimatou Mint Ahmedou e Khatra Ould Abdel Kader.

Enquanto espera para viajar à Europa, um menino vive com a mãe em um lugar de exílio. Como não entende a língua local, ele tenta decifrar o mundo e as pessoas que o rodeiam. Os destinos cruzam-se, enquanto os olhares fixos no horizonte esperam por uma felicidade hipotética.

o amigo de minha amiga

Dia 30/08

O amigo de minha amiga (L' Ami de Mon Amie)

De Eric Rohmer, 1987, França, 103min. Com Emmanuelle Chaulet, François-Eric Gendron e Anne-Laure Meury. 14 anos.

Certo dia a bem sucedida Blanche e a amiga Léa vão juntas à piscina. Lá, encontram Alexandre, um conhecido de Léa, acompanhado de Adrienne, sua namorada no momento. Blanche encanta-se por este jovem e tentará se aproximar dele cuidadosamente.

                               Informações pelo telefone: (48)3224-8846

                              Site: www.fundacaocultural.badesc.gov.br

                                    Blog: www.fcbadesc.blogspot.com

Twitter: @FCBadesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário